Relatório Final do Projeto


Relatório Final do Projeto de Pesquisa
 
O Projeto consiste em divulgar o interesse do jovem com a política de nosso país. Acredito que o jovem tem em suas mãos o poder de mudar o futuro. Quero com esse projeto que o jovem entenda, que a política não se resumi apenas em alguns partidos políticos, e sim que a política está em nosso cotidiano e em cada atitude que nós tomamos. Acreditamos que a realização desse trabalho em um ano de eleições tão importante em nosso país, fará com que o jovem tome consciência que o melhor a fazer é escolher bem hoje, para não sofrer com as consequências depois.
O maior problema que pude identificar hoje, é porque a falta de interesse do jovem com a política. A grande maioria pensa que esse tema não é importante e que não vai mudar nada no nosso futuro. O que quero com esse trabalho é mostrar que podemos mudar o nosso país e que a única forma disso acontecer é exercendo o direito ao voto e escolhendo com consciência os nossos governantes.
Acredito que o jovem tem o poder de mudar a política de nosso país. O que mais quero com esse projeto é que o jovem use de suas atribuições como cidadão e vote, mas vote consciente, que não aceite um candidato que não é honesto governe o nosso país. Sei que o projeto não mudará o mundo, e nem que é o primeiro a falar em política para os jovens. Mas a maior vontade, é que ao menos nossos colegas de escola, entendam nosso projeto e quando chegar o dia das eleições eles votem e acima de tudo, que votem consciente.
O que imagino com a realização desse trabalho, é que acima de tudo o jovem tenha consciência que o voto é muito importante para a construção de um futuro melhor para todos. O que podemos verificar com o resultado da pesquisa foi que a falta de incentivo e o grande número de governantes corruptos é o maior fator de desinteresse dos jovens pela política. Todos acham que o voto não irá mudar nada, pois todo político é igual.
O maior objetivo foi sem dúvida, fazer com que o jovem se sinta apto para o voto conhecendo um pouco da política e seus candidatos. Em um ano eleitoral como esse, acredito que deva existir projetos, que conscientize o jovem a exercer um direito que trás benefícios para todo nosso país. Tinha também como objetivo levar aos jovens o conhecimento sobre projetos como o Ficha Limpa, que nos oferece conhecer um pouco da vida política de todos nossos candidatos. Assim como o Portal da Transparência, que nos dá acesso a todas a prestação de contas do governo.
O projeto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa científica. Iniciei a pesquisa no dia 12/05/2010, e termei a pesquisa no dia 30/08/2010. Desenvolvi a pesquisa na Escola Alexandre Zattera, com os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, da turma 302 e 301, de idade entre 16 e 18 anos. Foi coletado os dados desenvolvendo um questionário contendo 10 questões onde responderiam os alunos que já estão aptos ao voto.



PROCEDIMENTOS:


  • Primeiramente discutimos sobre o tema trabalhado;


  • Depois pesquisei informações e pesquisas já realizadas para termos uma ideia de como poderíamos desenvolver a nossa pequisa;


  • Escolhi realizar uma pesquisa com os nossos colegas de escola de idade entre 16 e 18 anos, que já estão aptos ao voto;


  • Para realizar essa pesquisa, desenvolvemos um questionário contendo 10 questões onde cada jovem responderia somente SIM ou NÃO;


Após respondido os questionários, contabilizei as respostas e propus-me a divulgar os resultados neste blog para facilitar a visibilidade, da opinião dos jovens.
Analisando os resultados, concluí que existe sim a falta de interesse dos jovens pela política, mas o que realmente esta mais em evidência é que falta mesmo incentivo para esses jovens. A grande maioria não tem conhecimentos de seus direitos, não conhece Leis, nem Projetos desenvolvidos pelos governos, apenas acreditam que a política está ligada somente com o fato da corrupção e o roubo ao patrimônio público. Acredito que a falta de incentivo, prejudica o país, pois o nosso futuro e o do Brasil, está nas nossas mãos e se nós não soubermos começar agora e com consciência, os maiores prejudicados serão nós mesmos.
Conclui que existe sim a falta de interesse dos jovens com a política de nosso país. Percebi também que, o desinteresse não parte somente dos jovens. Como acredito que o interesse por determinado assunto, vem do convívio social, vejo que pouco se trata de assuntos como esse na família e com os amigos por exemplo. Na minha opinião, deveriam ser criados projetos como esse em todo o país, e que o incentivo deveria partir das escolas desde o ensino fundamental, para que as próprias crianças iniciem com o assunto, assim quando aptas ao voto possam escolher com consciência e acabar com a corrupção do Brasil que não reduz seus índices de desde o ano de 2002.